Fisiologia do Exercício

Fisiologia do Exercício

Fisiologia do ExercícioAntes da prática de qualquer exercício, uma avaliação é feita pela DLB Assessoria Esportiva para entender todas as necessidades do aluno, intensidade que deve ser aplicada na atividade física para que tenha uma resposta positiva no desenvolvimento corporal do praticante.

Como cada pessoa tem uma particularidade, não existe uma fórmula exata para a Fisiologia do Exercício e um dos princípios para que a aplicação da atividade física seja feita corretamente. Dito isto, a individualidade é um dos fatores essenciais para que um treinamento seja elaborado de acordo com fatores hereditários e necessidades fisiológicas, por exemplo.

Outro ponto para a elaboração de um treinamento adequado, é saber onde e como aplicar o exercício de forma correta, impactando diretamente nas necessidades que o corpo tem. Se as sessões de treino forem elaboradas de forma errada, por exemplo, o aluno não obterá os resultados que busca, sejam eles de condicionamento físico ou de qualidade de vida. Nesse quesito de especificidade, a DLB Assessoria Esportiva conta com profissionais experientes e capacitados para que exercícios objetivos, pensando no bem-estar e no resultado positivo, sejam atingidos.

Dentre os sistemas trabalhados e avaliados antes da prática de exercício, estão:

  • Sistema cardiovascular;
  • Sistema respiratório;
  • Sistema muscular.

Fisiologia do ExercícioTodos os três sistemas mencionados têm um impacto durante a prática de uma atividade física. Caso tais impactos sejam não levados em consideração, o aluno pode acabar até mesmo se lesionando ou apresentando problemas cardíacos ou respiratórios sem a devida avaliação da fisiologia do exercício. Com esses problemas evidenciados durante a prevenção, o profissional saberá qual a intensidade, número de séries e duração que tais atividades possam ser aplicadas.

Em suma, a necessidade da Fisiologia do Exercício se dá pela prevenção de problemas que sejam apresentados durante os exercícios e principalmente, para conhecer as necessidades de cada indivíduo para a prática esportiva, com a finalidade de que os exercícios certos sejam aplicados onde ocorra uma harmonia entre o sistema cardiovascular, respiratório e muscular, onde os três trabalharão sem acarretar em danos ou impactos negativos quando o corpo é exigido na execução do esporte.

WhatsApp chat