Correr na Areia ou no Asfalto? Confira os benefícios e malefícios

Correr na Areia ou no Asfalto? Confira os benefícios e malefícios

Qual a diferença entre correr na areia ou no asfalto?

correr na areia ou no asfaltoA diferença principal entre correr na areia e no asfalto está na instabilidade e na absorção do impacto gerado pelo peso do corpo. No asfalto o corredor tem a estabilidade do piso duro e nivelado e na areia menor impacto nas articulações.

A diferença entre correr na areia fofa e na areia batida

Quanto mais fofa for a areia mais força muscular será solicitada, além de reduzir proporcionalmente a velocidade do corredor. A areia batida provoca uma sensação semelhante ao asfalto pela estabilidade que existe porém com impacto bem menor.

Os benefícios e malefícios de correr na areia fofa e na batida

Areia Fofa
  • Maior instabilidade para as articulações do pé e tornozelo;
  • Maior exigência muscular, principalmente da região da panturrilha;
  • Menor impacto no solo;
  • Promove ganho de força nos tendões, ligamentos e musculatura.

 

Areia batida
  • Mais semelhante ao asfalto;
  • Mais indicada aos iniciantes neste terreno;
  • Menor ganho de força;
  • Permite treinos mais longos.

 

Assim, podemos destacar tantos pontos positivos como negativos de correr na areia fofa e batida o que nos leva a concluir que caso você não esteja adaptado deve-se ter cautela.

A melhor areia para o fortalecimento. (fofa/batida)

correr na rareia ou no asfaltoPara ganho de força a areia fofa trará mais resultados porém também aumenta as chances de uma sobrecarga e consequentemente uma lesão muscular. É preciso ter cuidado e não exagerar na quilometragem caso o corredor não seja alguém já adaptado. Se a intenção for ganhar força, vale a pena alternar períodos entre a areia mais fofa e a batida ou até mesmo no asfalto.

Distâncias maiores na areia

Quando indicamos a um corredor a areia para quilometragens maiores sempre se orienta evitar a areia mais fofa e tentar permanecer na areia mais firme.

Correr descalço na areia

Correr descalço na areia acentua tanto os pontos positivos como os negativos. No caso do iniciante e eventualmente no indivíduo com algum sobrepeso passa a ser contra indicado pois as chances de uma lesão mais séria é grande, como a inflamação da fáscia plantar ou até mesmo entorses.

A DLB é uma assessoria esportiva que atua há mais de 12 anos em prol da saúde e bem-estar dos seus alunos em diversas modalidades, como corrida, Triathlon e Treinamento Funcional. Venha fazer parte do nosso time. Entre em contato conosco pelos telefones: (11) 3578-9855, WhatsApp (11) 97335-0671.

Leia Mais

  • A corrida é um dos esportes que mais cresce no Brasil. Muitas pessoas começam a correr por si mesmas...

  • O que mais incomoda uma mulher do que ver um acúmulo de gordura localizado na região do tríceps? A f...

  • Sabemos que a Yoga é uma ótima atividade para ganho de flexibilidade, força e equilíbrio além de tra...



WhatsApp chat