O que é coração de atleta?

O que é coração de atleta?

Em fins do século XlX, observações científicas notaram que corações de animais selvagens eram maiores do que os corações dos animais da mesma raça, porém domésticos (cachorro do mato x cachorro doméstico).

o que é coração de atletaA vida fisicamente mais ativa tornava o coração maior. Na primeira olimpíada moderna em fins de século XIX (1896) um médico europeu constatou que atletas de esqui de montanha na neve, tinham corações maiores do que dos não atletas.

Mesmo com a medicina evoluindo rapidamente, apenas nos últimos anos começou a ser descrito o que era um coração de atleta e suas características fisiológicas.

Ainda assim, alguns detalhes causam dúvidas para muitos médicos que chegam a confundir essas alterações com doenças cardíacas.

Para melhor esclarecer temos:

  • Bradicardia (pulsação menor que 60 p/ minuto) é muito comum em atletas bem condicionados, principalmente na alta performance esportiva (triatlo, maratona etc.);
  • Cardiomegalia (crescimento cardíaco no tamanho e no peso) confunde com cardiopatia;
  • Sopros cardíacos benignos ou funcionais;
  • Alterações do eletrocardiograma, do raio-x do coração e do ecocardiograma. Frequente nos atletas altamente treinados, porém reversíveis quando abandonam os treinamentos e competições.

Diferenciar o que é fisiológico do patológico originou o setor da medicina estruturado como Cardiologia do Exercício e do Esporte, onde se avalia e se investiga as alterações encontradas nos atletas. Portanto ter coração de atleta, indica que ocorreram as adaptações do coração à atividade esportiva intensa, não significando doença atual ou futura.

Como funciona a avaliação com um cardiologista do esporte?

o que é coração de atletaAntes de iniciar quaisquer atividades físicas, o indivíduo deve passar por avaliações prévias para a investigação de possíveis alterações cardíacas que podem comprometer seu desempenho esportivo.

Com o acompanhamento de um cardiologista do esporte, exames como o eletrocardiograma e testes físicos são realizados a fim de compreender a capacidade do coração quando é colocado sob constante atividade.

Além disso, a avaliação prévia exige que haja uma abordagem multidisciplinar tanto de um fisiologista, quanto de fisioterapeutas, a fim de identificar possíveis desbalanços biomecânicos para que seja feita a correção destes problemas e a prática de atividade físicas não traga malefícios à saúde do paciente.

Devemos realizar avaliações periódicas (anuais ou semestrais) para acompanhar a intensidade das alterações que são benignas na maior parte das vezes. No entanto encontramos um certo número de atletas com cardiopatias, ao redor de 8%, e que na maioria se beneficiaram com tratamentos, inclusive cirúrgicos. Os afastados em definitivo foram muitos poucos e alguns dos que estão em acompanhamento cardiológico, participam de competições sem correr riscos.

Como ter um coração saudável?

o que é coração de atletaEmbora pareça trabalhoso, os exames prévios às atividades físicas são necessários para ter um coração mais saudável e evitar problemas fatais durante a prática esportiva.

Além de se preparar para os treinamentos, é preciso também do acompanhamento de uma assessoria esportiva para determinar um planejamento adequado. Com base nos exames prévios realizados, é possível determinar o volume e a intensidade dos treinamentos para que o aluno não esteja predisposto a desenvolver problemas de saúde.

Ter uma dieta individualizada também é um dos fatores que influenciam em um melhor desempenho esportivo e no bom funcionamento do coração. Uma alimentação saudável previne contra o mau funcionamento dos vasos sanguíneos, além de evitar que lesões ocorram de maneira prematura. Por isso, é sempre válido o acompanhamento de um nutricionista do esporte para elaborar um plano alimentar adequado para seus objetivos esportivos.

Por isso, se você deseja iniciar a prática esportiva de maneira segura, não deixe de procurar o acompanhamento prévio de um cardiologista, junto de uma equipe multidisciplinar para avaliação cardíaca e das funções motoras, para que as atividades físicas sejam feitas com saúde e segurança.

A DLB é uma assessoria esportiva que atua há mais de 12 anos em prol da saúde e bem-estar dos seus alunos em diversas modalidades, como corrida, Triathlon e Treinamento Funcional. Venha fazer parte do nosso time. Entre em contato conosco pelos telefones: (11) 3578-9855, WhatsApp (11) 97335-0671.

Dr. Nabil Ghorayeb
Doutor em Cardiologia (FMUSP)
Especialista  em  Cardiologia  e Medicina do Esporte

Leia Mais

  • A quantidade de mulheres que ingressam na corrida de rua tem aumentado de maneira crescente. Desde q...

  • A Síndrome do estresse tibial medial também conhecida como periostite tibial ou canelite é uma lesão...

  • É comum após uma sessão de treino, seja de fortalecimento muscular ou seu treino de corrida, sentir ...