Prática de exercícios no calor

Prática de exercícios no calor

Com a chegada do verão, e com ele aumenta de forma significativa a vontade de se praticar exercício físicos ao ar livre. Qual a razão deste fato? Certamente a modificação do clima influi.

Até no próprio temperamento das pessoas, nota-se diferença com o clima mais quente. Por outro lado, a perspectiva de expor mais o corpo resgata as preocupações estéticas que as roupas que o inverno encobria. Em alguns casos, encarar as festas de fim de ano e as férias de verão com um “corpinho” mais bonito passa a ser a motivação maior.

prática de exercícios no calorTodos estes aspectos são capazes de convencer o indivíduo a fazer exercícios e devem ser vistos de forma positiva. No entanto, devemos também considerar algumas questões de suma importância a esse respeito.

Quais os principais problemas que as altas temperaturas podem causar?

O calor expõe o corpo a diversos problemas, especialmente se houver uma alta carga nos exercícios e o paciente não estiver bem alimentado e preparado para os treinamentos.

Por isso, com a exposição às altas temperaturas temos dois principais problemas:

Desidratação

desidrataçãoA desidratação compromete as funções vitais do nosso organismo o que prejudica não só o desempenho físico através da fadiga precoce, mas também os processos metabólicos. Com a redução de líquido no corpo o sangue fica mais espesso, a pressão arterial cai, os rins, fígado e coração passam a ter seu funcionamento prejudicado. Em estágios mais severos ocorre perda de coordenação, confusão mental e até a morte!

O corpo quando exposto ao sol, perde não só água como sais minerais também. A quantidade varia muito, principalmente pela intensidade da atividade que está sendo feita como pela característica de cada indivíduo de suar mais ou menos.

O recomendado, de forma geral, é repor a cada 30 minutos de atividade física 500 ml de água e para treinos acima de 45 minutos utilizar-se de bebidas isotônicas. Erroneamente algumas pessoas acabam hidratando-se apenas depois da prática esportiva, o uso da hidratação deve acontecer antes, durante e após a atividade física.

Insolação

insolaçãoOs sintomas da insolação são muitos, porém podemos destacar a falta de ar, dor de cabeça, elevação da temperatura corporal, pele quente, incapacidade motora náuseas e tonturas.

Para se evitar insolação devemos nos proteger ao máximo da exposição do sol entre 10h e 16h, passar sempre protetor solar, usar bonés, manter-se hidratado e priorizar roupas com tecidos que facilitem a transpiração.

Apesar das dificuldades que esta estação do ano possui ela ainda é a mais preferida na hora de se praticar atividades físicas.

Aproveitar os aspectos positivos e tomar cuidado com os negativos é a postura mais responsável para sua saúde.

Como treinar com segurança no verão?

Como mencionado, é essencial que o paciente evite treinar em horários em que o sol é mais forte. Além disso, o filtro solar é essencial para evirar queimaduras e a insolação.

prática de exercícios no calorVale destacar que também se faz importante utilizar roupas leves e claras, além de calçados adequados durante os treinamentos. Caso seja necessário treinar em um horário em que o sol é mais intenso, o recomendado é optar por ambientes fechados e refrigerados, como as academias.

Adotar estes hábitos simples promovem mais segurança aos treinamentos e o atleta consegue manter sua rotina de treinos durante as altas temperaturas. Além disso, também minimiza o risco de lesões que o calor favorece à estrutura musculoesquelética.

Se você deseja treinar com mais segurança, procure o acompanhamento de uma assessoria esportiva para que seus treinamentos sejam feitos com a ajuda de um profissional e de maneira individualizada, respeitando os limites do atleta, assim como as altas temperaturas que o verão proporciona.

A DLB é uma assessoria esportiva que atua há mais de 12 anos em prol da saúde e bem-estar dos seus alunos em diversas modalidades, como corrida, Triathlon e Treinamento Funcional. Venha fazer parte do nosso time. Entre em contato conosco pelos telefones: (11) 3578-9855, WhatsApp (11) 97335-0671.

Leia Mais